27.3.09

Rio 2016, será?

Gosto tanto dos Jogos Olímpicos. Queria tanto ver uma edição no meu país e até mesmo, quem sabe, na minha cidade maravilhosa.

Só que vamos combinar que o Rio de Janeiro não está preparado para isso. Os gringos da área esportiva estão elogiando o projeto Rio 2016 lá em Denver (EUA), mas eles não conhecem a verdadeira cidade. Não sabem como é: ouvir/fugir/sentir tiro todos os dias, ser assaltado/violentado a qualquer momento, ver pobreza por todos os lados, se arriscar no trânsito caótico, tentar ser atendido num hospital público, sentir um fedor horrível que vem das baías, lagoas, rios e lixões clandestinos e tantos outros problemas.

Querem trazer os jogos para cá como uma boa justificativa para se gastar mais dinheiro público para melhorar todos esses problemas. Acredito que seja melhor trabalhar pelas melhorias antes da comissão, que avalia os projetos, receber a proposta, não?

Tenho medo do Rio ganhar essa disputa e acontecer o mesmo quando o Pan passou por aqui. O tal legado nunca chegou...

Bimba, bicampeão Pan-Americano de windsurf, relatou algo interessante no jornal O Globo de ontem (26/03/09): “Quando levo algum estrangeiro para treinar na Baía (da Guanabara), tenho vergonha. O lixo prende na quilha e o esgoto domina o cenário. Um dia desviei de um cadáver. Perto da raia da escola naval há uma estação desativada de esgoto (do Rio Carioca) que lança tudo em cima dos atletas. Eu me sinto num vaso sanitário. Durante o Pan, eles deram um jeito de fechar tudo, mas mesmo assim competi com um absorvente grudado no meu pé. Gostaria muito de ver os jogos no Rio, mas temo que a Baía não esteja em condições até lá. Pena, porque é uma das raias mais bonitas do mundo”.

3 comentários:

  1. Tenho medo de ser O MICO, mas que ia ser incrível com certeza iria...

    ResponderExcluir
  2. Até acho que não iria ser um mico não...eles iam maquiar tudo pra ficar incrivel...e depois ia voltar ao lixo de sempre!

    ResponderExcluir
  3. A poluição da Baia de Guanabara é um absurdo mesmo. Lembro que quando eu estudava na UFF, ao fazer a travessia, pelo ponte ou de barca, sempre ficava imaginando com aquele cenário seria ainda mais bonito se fosse limpo. E olha que a Baia é nossa porta de entrada....imaginem os fundos!

    ResponderExcluir